terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Crítica de "A Forma da Água"

Guillermo del Toro é um dos diretores mais queridos pelo público nerd ao redor do mundo. Isso porque o diretor foi responsável por levar o anti-herói Hellboy para as telonas, além de dirigir o segundo filme do caçador de vampiros Blade. Além disso, del Toro também tem o carinho do público ligado a um cinema mais artístico devido às suas excelentes obras "A Espinha do Diabo" e "O Labirinto do Fauno", em que o diretor trata da relação entre humanos e seres fantásticos, onde o tom fabuloso e as alegorias criadas são cruciais para o bom desempenho da história. Pode-se dizer que "A Forma da Água" surge para finalizar essa trilogia não-oficial que conta, inegavelmente, com os melhores trabalhos do diretor. Aliás, "A Forma da Água" configura-se como um filme importantíssimo na carreira de Guillermo por ser um dos mais aclamados pela crítica, recebendo, inclusive, 13 indicações ao Oscar, sendo ele o principal aspirante a vencer na categoria de melhor direção. Possivelmente Guillermo Del Toro se juntará a seus conterrâneos Alfonso Cuáron ("Gravidade") e Alejandro G. Iñárritu ("Birdman", "O Regresso") no posto de premiado pela Academia. "A Forma da Água" situa-se nos anos 1960, no auge da Guerra Fria, e acompanha Elisa (Sally Hawkins), uma mulher muda, responsável pela limpeza de uma unidade secreta do governo estadunidense. Eis que chega uma forma fantástica ao local e a história de romance entre Elisa e o "monstro" começa.

O grande problema de filmes como "A Forma da Água" é a expectativa que os bons comentários trazem. Já que vivemos num tempo carente de produções cinematográficas inovadoras, a ideia de del Toro fazendo um filme artístico e profundo é tentadora demais para ser ignorada. Cria-se, portanto, o monstro da expectativa que, muitas vezes, é responsável por resultados insatisfatórios. E foi exatamente isso que aconteceu. Não que o filme seja ruim; pelo contrário, porém existem incongruências demais para ele estar no mesmo patamar de "Blade Runner 2049" e "Mãe", dois dos filmes mais esnobados do último ano. O principal ponto negativo de "A Forma da Água" reside no roteiro de del Toro e Vanessa Taylor. Por se tratar de um romance entre seres visualmente incompatíveis, é impossível o filme não se basear na estrutura de "A Bela e a Fera". Mas se a animação e o próprio remake acertam em deixar o amor entre a Bela e a Fera crível, aqui isso não existe. O primeiro ato do longa é extremamente apressado, fazendo com que a empatia entre Elisa e a criatura seja deveras forçada. Além disso, o filme não toma tempo suficiente para dar pausas narrativas que engrandeçam o desenvolvimento dos personagens secundários. Tirando Elisa e seu vizinho Giles (Richard Jenkins), todos os personagens são unidimensionais e caricatos. O vilão segue o arquétipo do homem mau, em todos os sentidos, e o fato dele não apresentar nenhuma sensibilidade, nem mesmo em casa, cria sobre ele um estigma artificial que o levará ao esquecimento. A personagem de Octavia Spencer parece existir apenas para ser o alívio cômico da obra, sem apresentar alguma profundidade que dê importância à ela. Além dessa pobreza narrativa em relação aos personagens, o filme peca por querer ser maior do que é. Por ser situado em um ambiente de Guerra Fria, o longa parece se ver obrigado a incluir uma subtrama de espionagem. Esta, entretanto, é desinteressante, clichê e totalmente dispensável para o desenrolar da história, acrescentando minutos tediosos e desnecessários para o longa.

Mesmo com tantos problemas narrativos, "A Forma da Água" se sustenta devido ao completo amadurecimento de seu diretor Guillermo del Toro. A câmera do mexicano é inquieta; nunca somos apresentados a planos estáticos e toda essa movimentação ajuda no tom de fábula. Além disso, a fotografia é belíssima, contando com verdadeiros quadros em movimento durante algumas sequências. Toda essa beleza estética dá ao filme um tom "vintage" exacerbadamente charmoso, ajudando na imersão do espectador na história. Aliada a isso, está a trilha sonora tocante e envolvente, capaz de suscitar diversas emoções no espectador. Dessa forma, os aspectos técnicos de "A Forma da Água" precisam ser exaltados por tornarem o filme uma verdadeira poesia visual. Alguns movimentos de câmera e enquadramentos, inclusive, lembram muito o tom sonhador de "La La Land". Se não fosse a artificialidade do roteiro, "A Forma da Água" poderia se configurar, facilmente, como um verdadeiro conto de fadas moderno, com um diretor extremamente confiante acerca das próprias decisões. A montagem do filme também merece destaque por prover momentos de descontração decorrentes da colagem das cenas. Por exemplo, em uma cena vemos a protagonista guardando algo em um saco. Na cena seguinte, vemos ela abrindo outro saco com uma coisa diferente. Essa habilidade de edição dá ao filme um tom leve que auxilia no ritmo da metragem.

E, se o roteiro não ajuda muito os personagens secundários, pelo menos Elisa tem um arco bem definido. Sally Hawkins está perfeita no papel, demonstrando uma doçura inocente que nos faz torcer para a personagem, independente de qualquer coisa. Mesmo assim, a falta de veracidade que o romance principal inspira prejudica no peso de suas ações, pois em nenhum momento o espectador é apresentado a um sentimento de perda ou angústia que seja contundente. Outro destaque do elenco é Richard Jenkins, interpretando o artista renegado por conta de sua opção sexual e que demonstra-se solitário, fazendo do humor uma válvula de escape para seu sofrimento. Além dos dois, Michael Shannon, Michael Stuhlbarg e Octavia Spencer apresentam atuações operacionais, muito dificultadas pela falta de aprofundamento de seus personagens. Cada um é capaz de desenvolver apenas um lado da personalidade, o que tira do filme a sua credibilidade narrativa. Por fim, mas não menos importante, está Doug Jones interpretando a criatura aquática com uma habilidade tremenda, utilizando da ótima maquiagem e figurino para criar um ser emocionalmente profundo e fisicamente assustador. Embora apresente roteiro enfadonho, personagens secundários rasos e um romance artificial demais, "A Forma da Água" se mostra um deleite técnico e visual, contando com uma fotografia e com uma trilha sonora que inspiram a verdadeira magia do cinema.

Nota: 

- João Hippert

Nenhum comentário:

Postar um comentário