quinta-feira, 29 de maio de 2014

Crítica de "NBA 2K14"

Normalmente, nós do Skybaggins, não fazemos críticas de jogos esportivos. Talvez por serem na maior parte das vezes clichês e sem muitos elementos diferenciados que mereçam uma crítica. Mas, após o lançamento desse jogo e após jogá-lo, é praticamente impossível não fazer uma crítica positiva à ele.

"NBA 2K14" é um jogo desenvolvido pela Visual Concepts e distribuído pela 2K Sports. Foi lançado em território americano em Outubro do ano passado para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Posteriormente as versões para os consoles da nova geração começaram a ser vendidas. O jogo é uma experiência incrível. Ele agrada muitíssimo os fãs de basquete, mas também atrai um público que não conhece muito sobre o esporte e que começa a se interessar a partir do jogo. Esse é um papel muito importante que o jogo tem, aproximar pessoas desconhecedoras do esporte a partir da experiência jogada. Dentro do jogo é possível fazer várias coisas. Existe a opção do "Quick Game" onde você pode jogar com qualquer pessoa online ou até mesmo no mesmo recinto. São as famosas partidas "X1", fortemente recomendadas para quando se estiver com a galera. Também existem dois outros modos de jogo que permitem uma espécie de campanha ao jogador. O primeiro é o "MyPlayer", onde desenvolvemos um jogador e apenas o controlamos. Somos responsáveis por sua aparência física, a escolha de seus times, o posicionamento em quadra, etc.. Esse modo de jogo é bastante interessante, mas requer um pouco de paciência, pois não é toda hora que seu jogador estará em quadra. O outro modo de jogo (o que eu mais gosto) é o "MyGM". Nele escolhemos um time qualquer da liga e iniciamos uma campanha com ele. Desde o início da temporada, os objetivos são traçados e a ânsia por ganhar cada jogo e chegar nos Playoffs deixa o jogo extremamente dinâmico. Outra coisa que contribui para esse modo de jogo ser tão bom é o fato do jogador poder escolher o time comandado. Assim, é possível que os fãs da NBA escolham seus times e joguem temporadas inteiras com ele.

A jogabilidade do jogo é muito boa. Todos os controles são bem fáceis de entender e após jogadas umas três partidas, o jogador já adquire os botões certos para cada jogada. Além disso, a movimentação dos jogadores em quadra é muito fluida e para se jogar bem é preciso muita atenção, principalmente na defesa, onde as vezes um atacante surge sozinho embaixo da cesta. É muito divertido o modo como o jogo foi desenvolvido para simular uma real partida de NBA. As vezes acontecem discussões na quadra, as vezes o juiz revê o lance para ver se marcou correto, etc... Isso não modifica nada o jogo, mas traz uma realidade que agrada muito. As comemorações depois de uma enterrada ou uma bola de três são muito divertidas, pois são as mesmas que os jogadores fazem na "vida real". Até aqui, o jogo tem se mostrado muito bom, mas o fator crucial vem agora: o gráfico.

O gráfico do jogo é absurdamente lindo. É impressionante como é detalhado. As feições dos jogadores em quadra são extremamente realistas. Além disso, no momento do jogo a disposição dos jogadores, combinados com a movimentação fluida dão a ideia de que você está vendo um jogo da NBA pela TV e não jogando em seu console. É impressionante como a parte gráfica acertou em todos os detalhes, afinal além de possuir ótimas imagens não acontece nenhum bug durante todo o jogo. Outro ponto interessante do jogo é a trilha sonora que conta com músicas contagiantes como "Can't Hold Us" e "Happy". Um jogo que precisa ser jogado não só pelos amantes do basquete, mas também pelos amantes de videogame. Diria que é o jogo definitivo de esporte e se afirma como o melhor da atual geração. Um jogo perfeito em tudo que propõe, gráficos realistas, jogabilidade bem elaborada, controles simples e rivalidade e nervosismo típicos de uma partida da NBA.

Nota: 


- Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário