quinta-feira, 1 de maio de 2014

Crítica de "O Espetacular Homem Aranha 2 - A Ameaça de Electro"

Após o ocorrido em "O Espetacular Homem-Aranha", Peter Parker vive uma vida agitada vigilando Nova York. Porém, surge uma nova ameaça, o Electro, e esse surgimento se soma aos problemas na vida pessoal de Peter. O roteiro consegue dar bastante ênfase no drama do personagem, desenvolvendo-o ainda mais. Mesmo assim, o longa falha um pouco nas motivações dos personagens, usando desculpas esfarrapadas para certas ações. Ele volta com a história dos pais de Parker, algo que não interessa a ninguém mais e o longa perde muito tempo nisso. Mesmo assim, ele acerta em algo que muitos temiam dar errado (o que aconteceu em "Homem-Aranha 3"), o desenvolvimento dos personagens. Num filme com tantos personagens, é difícil de dar profundidade a todos os integrantes. O longa utiliza de alguns elementos que estão à beira do ridículo, como origens de vilões pouco realistas. Mas consegue balancear entre esse tipo de explicação e outras mais científicas, lembrando inclusive as HQs do amigão da vizinhança (conceito que volta a ser lembrado no começo dessa sequência). Mesmo assim, o ritmo do filme não é muito bom, mas, ainda sim, melhor do que o anterior.
No elenco o longa acerta em cheio. Andrew Garfield é mil vezes melhor que Tobey Maguire como o aranha. O drama do personagem é muito bem retratado nele, principalmente no final do longa, onde existe uma cena realmente emocionante. Emma Stone é Gwen Stacy. Suas indecisões aparecem no rosto da atriz, que, hoje em dia, é a única que consigo pensar para o papel. Jamie Foxx também é um ótimo Electro. O ator oscarizado realiza muito bem a transformação do personagem. O elenco secundário também foi bem selecionado.
Embora muitos tenham dito que os efeitos visuais são muito bons, eu discordei. As cenas do herói andando pela cidade com as teias possui muita computação gráfica, lembrando uma animação 3D. Há inclusive uma cena de um avião que lembra muito "Os Incríveis" da Pixar. A fotografia e o design de produção são surpreendentes, principalmente por sua coloração viva, que lembra bastante os quadrinhos. Em termos de figurino, o uniforme do aranha nunca esteve tão bem nas telonas. Os olhos enormes lembram muito as HQs também.
O filme perde muito na direção realizada por Marc Webb. Ele usa de artifícios em momentos completamente sem motivo, por exemplo, ângulos holandeses (câmera torta, na diagonal, para dar sensação de desconforto ou tontura) em um diálogo completamebte pacífico de Peter com a Tia May. As cenas com a melhor cinematografia são as que o aranha passeia pela cidade em suas teias (mesmo parecendo desenho animado) que são justamente as que Marc Webb não filmou. Mas enquanto essa franquia der dinheiro, a Sony vai continuar apostando nele.
O longa deixa um gancho para o próximo no final, prometendo um grande filme do herói. O longa também possui uma cena durante os créditos, mas não tem nada a ver com o futuro da franquia. Era esperado um filme pior, mas, mesmo com elenco bom, dramatização bem feita e visual interessante, o longa falha em certos pontos do roteiro, algumas falhas que já aconteciam no primeiro filme.

Nota:


-Bilbo




Nenhum comentário:

Postar um comentário