segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Tributo a Philip Seymour Hoffman

No penúltimo Domingo (dia 2 de Fevereiro de 2014) recebi uma triste notícia. O ator Philips Seymour Hoffman havia falecido aos 46 anos por overdose. Existem pessoas que gostam do estilo de filme mais artístico e outras dos famosos filmes comerciais: os "blockbusters". Eu, particularmente, gosto dos dois tipos de filme e com a notícia da morte de Hoffman minha decepção foi em dobro. Ali havíamos perdido um ator que consegue fazer tantos bons filmes artísticos quanto bons "blockubsters". Resolvi então fazer uma pequena homenagem a carreira dele, que infelizmente, acabou muito cedo.

O primeiro filme em que Hoffman esteve no elenco foi o desconhecido"Triple Bogey on a Par Five Hole" (1991). Em 1992, o ator participou das comédias "A Arma" e "Fé Demais não Cheira Bem", além do aclamada drama estrelado por Al Pacino, "Perfume de Mulher". Em 1993, o ator continuou fazendo comédias não tão boas como "Joey Breaker", "Namorada Gelado, Coração Quente!" e "Dinheiro, Prá Que Dinheiro?". Em 1994, o ator participou do filme de ação "A Fuga", dos drama "Szuler" ,"Quando Um Homem Ama uma Mulher" e (o ótimo) "O Indomável - Assim É Minha Vida", estrelado por Paul Newman.  A partir do ano de 1996 sua carreira começou a deslanchar. Nesse ano ele trabalhou no suspense "Jogada de Risco" e no filme de aventura "Twister". Em 1998, o ator participou de "Montana", "Próxima Parada Wonderland", "O Grande Lebowski" (aclamado filme dos Irmãos Coen), "Felicidade" e "Patch Adams - O Amor é Contagioso". Em 1999, ele estrelou com Robert de Niro o filme "Ninguém é Perfeito", além de participar dos bons dramas "Magnólia" e "O Talentoso Ripley". Em 2000, Hoffman participou da comédia "Deu a Louca nos Astros" e do bom drama "Quase Famosos". Dois anos depois (em 2002), o ator protagonizou as comédia dramáticas "Com Amor, Liza", "Embriagado de Amor", além de participar do thriller "Dragão Vermelho" e do drama "A Última Noite". Em 2003, ele estrelou "Owning Mahowny" e participou do épico "Cold Mountain". Em 2004 ele participou da comédia romântica "Quero Ficar com Polly" e dois anos depois participou de outra comédia: "Strangers with Candy". Nesse mesmo ano, o ator interpretou Truman Caporte num dos filmes mais importantes da sua carreira: "Capote". Em 2006, o ator viveu o icônico vilão Pé de Coelho em "Missão Impossível 3" e ali se revelou para o grande público. No ano seguinte, Hoffman trabalhou em "A Família Savage", "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" e no bom "Jogos do Poder". Em 2009, trabalhou em "Sinédoque, Nova York" e "Dúvida" (este ao lado de Meryl Streep). No ano seguinte, Philip atuou em "Os Piratas do Rock" e "O Primeiro Mentiroso". Em 2010, ele dirigiu seu primeiro e único filme: "Vejo Você no Próximo Verão", onde também faz o protagonista. Em 2011, ele trabalhou no ótimos dramas "Tudo pelo Poder" e "O Homem que Mudou o Jogo". Em 2012, Hoffman estrelou os ótimos "O Mestre" e "O Quarteto". No ano passado, o ator apareceu na telona no filme "Jogos Vorazes - Em Chamas", onde intepreta o importante personagem Plutarch. Esse ano, ainda estreiam trabalhos dele como "O Homem Mais Procurado" e "Jogos Vorazes - A Esperança - Parte 1" e no ano que vem ele estará na conclusão da franquia "Jogos Vorazes".

 Com apenas 46 anos, o ator tem 4 indicações ao Oscar ("Capote", "Jogos do Poder", "Dúvida" e "O Mestre"), sendo que possui uma estatueta pelo trabalho em "Capote". Além do Oscar, Hoffman tem 5 indicações ao Globo de Ouro ("Capote", "Jogos do Poder", "A Família Savage", "Dúvida" e "O Mestre") tendo vencido também por "Capote", 5 indicações ao BAFTA Awards ("Capote", "Jogos do Poder", "Dúvida", "Tudo pelo Poder" e "O Mestre") e 1 indicação ao Emmy pelo papel na série "Empire Falls".
Com uma carreira repleta de bons trabalhos com ótimos atores, atrizes e diretores, Hoffman era admirado pelos acertos nas escolhas dos papéis. Além de ficar imortalizado entre os amantes do cinema "cult", o ator ficou conhecido pela "galera" pelos excelentes trabalhos em "Missão Impossível 3" e "Jogos Vorazes - Em Chamas". Sem sombras de dúvidas, Philip Seymour Hoffman foi um dos atores mais talentosos de sua geração e para sempre será lembrado nos corações dos amantes de cinema.

- Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário