domingo, 23 de fevereiro de 2014

Crítica de "Pompeia"

O filme se passa um pouco antes da erupção do Monte Vesúvio, que em seguida gerou um fluxo piroclástico, causando assim a petrificação das pessoas atingidas por esse fenômeno. Um fato que até hoje é pesquisado por cientistas e visto pelo mundo todo por volta de visitações ao local em que o fato ocorreu. A história acompanha Milo ( Kit Harrington, presente na série Game of Thrones ), uma criança que após ver seus pais e sua aldeia destruída pelos romanos, vaga pela floresta e é capturado por um grupo de viajantes. Assim, se passa muito tempo e Milo está em uma província vivendo como um gladiador, e é percebido por uma pessoa da nobreza romana, que decide levá-lo até uma das principais capitais do Império Romano, a cidade de Pompeia. O roteiro do filme é bem simples e superficial, não causando muito impacto no espectador, mas acaba agradando de uma forma bem rústica, com efeitos especias grandiosos, diálogos fáceis e momentos de muita ação e destruição. A direção do filme é de Paul W. S. Anderson, que é notável que sua principal atenção foi dada aos efeitos especias e na posição das cameras aéreas, e não no roteiro e na construção dos personagens, perdendo um pouco do valor total da trama. Um fato interessante do roteiro é que mesmo o espectador saber o final da história ele acaba se esquecendo disso e acaba focando no desenrolar da história.

As atuações são bastante medianas, principalmente falando do personagem principal, que provavelmente tem uma dúzia de falas na história, e sua atuação se resume em mostrar seus músculos e lutar com uma espada,  resultando na perca de apreço do espectador pelo personagem. O romance do filme é bem fraco e só está presente para haver um. Ele é protagonizado pela atriz  Emily Browning, que interpreta Cassia, a filha dos governantes de Pompeia e Milo. Um personagem interessante na trama é Attico ( Adewale Akinnuoye-Aqbaje ), que é um gladiador, que ao vencer mais uma luta ganhará sua liberdade. No início ocorre certas desavenças entre Attico e Millo, mas os dois acabam se tornando amigos e se ajudam na hora do colapso do vulcão. O antagonista do filme é Corvus, um militar romano que já no 1° ato o espectador já despreza o personagem, que é interpretado por ninguém menos que Kiefer Sutherland, o protagonista da série 24 horas, que está muito bem no filme.

A fotografia é um dos pontos fortes do filme, conseguindo mostrar a cidade de Pompeia muito bem de ângulos aéreos e mesmo na hora da erupção ela é muito bem desenvolvida. O figurino do filme é excepcionalmente bem trabalhado, mostrando tanto as roupas do gladiadores quanto dos militares romanos. Os efeitos especias do filme são quase o tempo todo utilizados, e são excepcionais, causando um forte impacto no espectador quando é mostrado o vulcão destruindo a cidade, causando todo tipo de catástrofes, como tsunamis, bolas de fogo e desmoronamentos, e todos esses acontecimentos foram muito bem retratados no filme.

O filme apresenta conceitos muito utilizados em trabalhos do tipo, como o seriado Spartacus : Blood and Sand e no filme Spartacus, de Stanley Kubrick. Assim, "Pompeia" se torna um filme fraco em roteiro e no desenvolvimento de personagens, mas cumpre o que promete, entretendo o espectador no conceito técnico, apresentando cenas épicas de destruição em massa, e de todo os tipo que você pode imaginar.


Nota : 





                                                                                                                        - Vader

Nenhum comentário:

Postar um comentário