quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Crítica de "Frozen - Uma Aventura Congelante"

Nessa sexta estreia o primeiro filme de 2014 aqui no Brasil! Produzido pela Walt Disney Pictures, "Frozen - Uma Aventura Congelante" conta a história da princesa Elsa que tem o poder de criar e controlar gelo. Dessa forma, numa festa em que tudo dá errado, a então rainha lança uma maldição em que o reino inteiro fica debaixo de neve e gelo. Elsa foge e fica em um abrigo longe do castelo. Porém sua irmã Anna, juntamente com um homem chamado Kristoff e seu alce, além dum boneco de neve chamado Olavo, partem em uma aventura para acabar com esse inverno e fazer com que o Sol volte a brilhar mais forte. A mitologia do reino congelado é inovadora tratando-se de Disney, e isso torna o filme melhor ainda, pois mesmo tendo os clichês de filmes de princesas Disney, a mitologia é totalmente nova e criativa. O roteiro é muito bem escrito e desenvolve muito bem os personagens. A relação de proteção entre as irmãs é muito bem feita e o  filme consegue equilibrar as cenas dramáticas com as de aventura e tensão. Apesar de haver clichês conhecidos, o filme consegue criar uma identificação com os personagens, em que o espectador sempre espera para que tudo dê certo no final. O longa tem um clima tenso e apreensivo, contando um simples e boa história. Mas é claro que não existe só momentos de tensão. Os alívios cômicos estão presentes sempre no boneco de neve Olavo (dublado pelo comediante Fábio Porchat aqui no Brasil) e são engraçados pela ingenuidade do personagem. O filme também é um musical. Muitos compararam o filme com clássicos como "A Bela e a Fera", "Rei Leão" e "A Pequena Sereia" e eles têm sua semelhança, mas são obras diferentes (mas todas ótimas). As músicas, além de terem uma melodia bonita, ajudam a contar a história de uma forma dinâmica e não chegando a ser entediante como em outros musicais.
A dublagem (tanto brasileira quanto americana) é bem feita, mas aqui no Brasil existem vozes que não se adequam a determinados personagens causando uma estranheza. O visual do filme é vislumbrante. Toda a ambientação na neve e a movimentação dos personagens sendo apresentada de uma forma totalmente sutil demonstra a qualidade técnica do estúdio. Além disso, as feições são muito bem trabalhada. O diretor não é muito reparado, mas ele consegue contar uma aventura de uma forma divertida e emocionante.
O filme possui suas partes cômicas e emocionantes. O roteiro surpreende às vezes e toca o coração em determinados diálogos e situações. Além de proporcionar diversas emoções o filme passa uma mensagem muito legal ao púlbico alvo (infantil). O longa passa a mensagem de que o amor é a maior solução para os problemas e que é preciso perseverar para conquistar as coisas. Filme remete clássicos da Disney, ao mesmo tempo que introduz uma mitologia nova de um forma emocionante e torna-se na primeira semana de 2014, um filme marcante do ano.

Nota:

- Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário