segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Crítica de "Antes de Watchmen"

A história em quadrinhos "Watchmen" escrita por Alan Moore e desenhada por Dave Gibbons, é considerada uma das melhores da história. Os personagens são marcantes, assim como o roteiro com críticas sociais e políticas. Não é a toa que a HQ ganhou uma adaptação para o cinema em 2007 dirigida pelo mestre do slow-motion, Zack Snyder. Como qualquer coisa americana que faça sucesso, "Watchmen" rendeu mais produtos licenciados. Daí, veio a ideia de fazer uma espécie de prelúdio para os personagens do grupo. Essa ideia foi dividida em 8 revistas para cada um. Coruja, Espectral, Rorschach, Dr. Manhattan, Comediante, Ozymandias, Dollar Bill/Moloch e Minutemen.

O roteiro das HQs é bem fiel ao mundo criado por Alan Moore, mantendo o realismo selvagem apresentado pelo diretor. Algumas revistas excedem à outras. Os melhores roteiros estão presentes nas revistas do Dr. Manhattan e Ozymandias. Note que os dois são os mais importantes para "Watchmen", além de serem os mais poderosos. Os diálogos nas HQs são interessantes, pois eles apresentam o modo de pensar de cada personagem e dessa forma, não acontece uma estranheza, demonstrando assim fidelidade. Outra coisa interessante é que em algumas dessas revistas possuem partes presentes na HQ de Alan Moore e no próprio filme. Isso não acrescenta muito ao roteiro, mas mesmo assim é um presente para os fãs. Mesmo com um saldo positivo nos roteiros, existem alguns que não passam no teste. As HQs do Coruja e da Espectral por exemplo, possuem um roteiro raso e sem função para a obra de Alan Moore. Como a ideia era ser um prelúdio, esses roteiros não antecedem nada, são apenas histórias de adolescentes.

Os desenhos são excepcionais. Os traços não são iguais em todas as revistas, porém mesmo se diferenciando a qualidade continua alta. Os desenhos são bem detalhistas e as cores são usadas de forma inteligente. A HQ em que os desenhos são mais nítidos é a do Rorschach. O personagem, mesmo caricato possui uma boa diversificação de cores e o ambiente em que ele se desenvolve é muito bem trabalhado. Nessa série de revistas percebemos está à frente da Marvel em relação aos desenhos. Enquanto a DC é detalhista, a Marvel é preguiçosa e superficial em seus desenhos.

Depois de todas as histórias principais apresentava-se "O Corsário Carmesim", uma história de um pirata. Primeiramente, essa história não tem nada a ver com o estilo de "Watchmen". Além disso, o roteiro é confuso e os personagens são muito mal trabalhados. A ideia de fazer "Antes de Watchmen" é controvérsia. Por um lado existe a ideia de que nem sempre algumas coisas precisam de ter sua origem contada, porém para os fãs aconteceu um sentimento de nostalgia, relembrando a ótima HQ. A série em quadrinhos possui desenhos exuberantes, roteiros irregulares, mas mesmo assim relembram um grande clássico.

Nota: 


- Demolidor e Vader


Nenhum comentário:

Postar um comentário