quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

"Pulp Fiction - Tempo de Violência"

"Pulp Fiction - Tempo de Violência" (em inglês somente "Pulp Fiction") é um filme gângster estadunidense de 1994. Dirigido por Quentin Tarantino, o filme apresenta diversos personagens que se encontram e desencontram de uma forma nâo-linear. Os personagens principais nesse arco são os dois capangas de um mafioso: Vincent Vane (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel Jackson), a esposa do mafioso: Mia Wallace (Uma Thurman) e um pugilista (Bruce Willis). O roteiro também é escrito por Tarantino e, mesmo tratando-se de um gênero consagrado, o filme consegue inovar. Ao contar a história de uma forma não-linear, Tarantino usa artifícios para que no final os núcleos se encaixem tornando-se um só e esclarecendo qualquer coisa que o espectador talvez não tenha percebido, de uma forma não "mastigadinha". Além do roteiro excelente e surpreendente, o longa apresenta personagens cativantes e inesquecíveis. Todos os personagens possuem muita personalidade e a relação entre eles é passada de uma forma explícita. Mesmo com todas essas coisas excelentes, o roteiro se destaca nos diálogos. O filme possui diálogos divertidíssimos (principalmente entre os dois capangas do mafioso) que fazem referências à cultura pop e ao dia-a-dia do americano.
O elenco foi muito bem selecionado. Samuel Jackson demonstrou para todos que poderia ter uma vaga em qualquer filme de Hollywood (tanto que hoje em dia o homem não para!), com uma atuação caricata e convincente. John Travolta se reinventa no filme. O ator era conhecido por filmes em que ele era o galâ que dançava ("Os Embalos de Sábado a Noite", "Grease - Nos Tempos da Brilhantina"). Nesse filme porém Travolta interpreta um personagem totalmente diferente, mas mesmo assim apresenta uma atuação ótima. Mesmo não sendo um filme de dança, existe uma cena em que ele dança com a Uma Thurman e a cena é espetacular. Na minha opinião a melhor cena de dança do cinema (junto é claro da clássica cena de "Cantando na Chuva"). Uma Thurman também possui uma boa interpretação, não se destacando muito, mas foi isso que fez Tarantino convidá-la para a série "Kill Bill" (onde ela se destacou). Bruce Willis possui uma atuação O.K. (como de costume) e os outros atores coadjuvantes sempre saem bem quando contracenam.
A direção de Tarantino não é inovadora, nem espetacular, mas é eficiente. Ele consegue transmitir no filme toda a mensagem desejada, além de divertir o público. O filme é o segundo do diretor (o primeiro é "Cães de Aluguel"), mas ele demonstra uma destreza para levar o filme que torna ele (junto com Woody Allen e Steven Spielberg) o melhor diretor da atualidade. O diretor até atua no filme numa cena hilária e ele não apresenta desconforto nenhum.
Os efeitos do filme são bons, a fotografia é bem explorada. Como o filme é dividido em capítulos, o filme relembra clássicos de Charles Chaplin, trazendo uma beleza visual ao longa. A trilha sonora do filme é excelente, com músicas contagiantes e com um bom ritmo. Os efeitos sonoros também cumprem seu papel dando o tom que o filme necessita.
O filme é divertido, surpreendente e engraçado. Existem cenas em que o espectador é surpreendido, outras cenas o espectador dá gargalhadas, mas durante o filme inteiro, o espectador se diverte. Com excelentes personagens e uma direção eficaz de Quentin Tarantino, "Pulp Fiction" torna-se um dos melhores filmes do cinema moderno.

                                                                                                                   - Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário