quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

"Os Imperdoáveis"

"Os Imperdoáveis" (em inglês "Unforgiven") é um filme western estadunidense de 1992. Considerado o último grande faroeste, o filme acompanha dos pistoleiros aposentados, WIll (Clint Eastwood) e Ned (Morgan Freeman) que recebem um rapaz chamado Kid (Jaimz Woolvett) em suas casas que os chamam para uma caçada. O grupo precisa matar dois cowboys que maltrataram uma prostituta em uma cidade distante, ganhando assim uma recompensa de mil dólares. Mas na cidade existe um xerife chamado Little Bill (Gene Hackman) que não vai deixar os pistoleiros levarem o dinheiro tão fácil assim. O roteiro do filme é excelente. A trama principal é muitíssimo bem trabhada, sabendo usufruir da história nos momentos certos. O trio que parte na caçada possui um ótimo desenvolvimento. Suas relações evoluem de uma forma muito fluída, ao mesmo tempo em que o sentimento que um tem pelo outro altera-se com o decorrer dos acontecimentos. O xerife também possuiu uma boa criação, afinal ele não é o "mocinho" da história, mas sim um oficial da lei que faz de tudo para que a sua cidade esteja sempre protegida. Os personagens em si são muito bem trabalhados, dá para notar o trabalho do roteirista ao criar determinado personagem que identifica-se com certo tipo de pessoa. Os diálogos também são interessantes e divertidos, relembrando excelentes filmes do próprio Clin Eastwood (como os filmes da "Trilogia do Dólar", também ótimos).
Os atores foram escolhidos de uma forma majestosa. Clint Eastwood retoma o papel que o consagrou, o papel de um anti-herói que possui paradigmas, mas nunca deixa de honrar os amigos. Morgan Freeman também possui uma excelente atuação, mostrando versatilidade ao trocar de gêneros com uma facilidade evidente. Clint e Morgan estão realmente muito bem, mas quem realmente impressiona é Gene Hackman no papel do xerife (o ator é conhecido por ser o Lex Luthor nos antigos filmes do Superman) que faz um desenvolvimento interessante do personagem, e ainda assim dando alguns atributos ao personagem que só o fizeram crescer.
A direção é de Clint Eastwodd e também é boa. O diretor consegue colocar explicitamente na tela o desafio dos heróis contrapondo com a vastidão do Velho Oeste. A fotografia do filme é belíssima, assim como a ambientação que deixa o espectador emergido naquele tempo histórico. Outra coisa interessante na direção é que Clint deixa pequenas referências à outros filmes seus como a "Trilogia do Dólar". Essas pistas são percebidas ao protagonista falar que não lembra muito bem do seu passado por sempre estar bêbado. Isso não altera em nada a história, mas é um grande presente para os fãs.
O filme diverte com os diálogos e ao mesmo tempo tem algumas cenas de tiroteio empolgantes. O clímax do filme também possui cenas que remetem o valor da fidelidade, da lealdade e também tem uma pegada dramática. Tudo é muito bem dividido e passado de forma que o espectador não fique confuso. O filme é vencedor de 4 Oscars (filme, diretor, ator coadjuvante - Gene Hackman, montagem). Pode ser o último dos grandes faroestes, mas mesmo assim "Os Imperdoáveis" é um dos melhores westerns e - consequentemente - um filme imperdível.
                                                                                                                        - Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário