sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

"Indiana Jones e A Última Cruzada"

Em 1989 lança o terceiro filme - acreditava-se ser o último - da até então trilogia de George Lucas. Se no primeiro Indiana Jones, o objeto procurado foi a Arca da Aliança (onde haviam os dez mandamentos) e no segundo foram as pedras roubadas, no terceiro não é nada mais nada menos que o Santo Graal, o Cálice que garante vida eterna para quem beber dele. Indiana (Harrison Ford) recebe um envelope que possui a localização do cálice. Resiste em partir na busca do objeto, mas quando descobre que seu pai, Henry Jones (Sean Connery) foi capturado por nazistas, Indiana parte para salvar seu pai e não deixar que o cálice caia nas mãos de Hitler, que havia mandado uma tropa para achar esta relíquia. O filme acerta na ambientação histórica, durante a Segunda Guerra Mundial. Conseguem retratar bem como era viver na Europa naqueles dias. Até porque o arqueólogo e seu pai acabam passando por Berlim, o que provoca situações cômicas.
O elenco é incrível. Harrison Ford já havia se provado um excelente ator com Star Wars, Blade Runner, e mesmo com os dois primeiros filmes do Indiana Jones. Cumpre muito bem seu papel, criando um personagem fanfarrão, mas que consegue ser sério nos momentos necessários. Sean Connery está ótimo também. O ex-James Bond conseguiu desprender-se do personagem que havia feito em 7 filmes (foi o primeiro 007 do cinema). Transmite um senso paternal mas ao mesmo tempo de colega de Indiana, pois debocha dele muitas vezes. A química entre os dois também é muito bem trabalhada e divertida. O engraçado é que o pai faz o papel de brincalhão e o filho de sério. Além disso, os dois acabam ficando com a mesma garota, o que provoca um momento hilário do longa.
Os efeitos visuais são muito bons, mas já estão um pouco ultrapassados hoje em dia. O bom do filme é que possui muitos efeitos mecânicos e práticos, estes são muito bem feitos.A fotografia é muito bem construída. Conseguem retratar bem o ar de Europa dos anos 40. Além disso, as paisagens são de tirar o fôlego. Os ambientes interiores, como cavernas são muito bem construídos e parecem até de verdade, mesmo sendo tudo filmado no estúdio. O figurino é muito bem selecionado, mas não é nada que surpreende muito.
O longa é dirigido por Steven Spielberg, que naquela época já tinha um nome de peso por ter dirigido os dois primeiros filmes da franquia, além de "E.T.", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" e "Tubarão". A direção é muito boa e não é fácil dirigir uma grande produção como essa. As cenas de ação são muito bem filmadas e as cenas tensas deixam o espectador nervoso. Spielberg conseguiu se superar neste filme quanto aos desafios pelos quais o protagonista passa. Mas existe um deles de explodir a cabeça. Não revelarei aqui para não estragar a sua experiência.
O filme entretém e é ao mesmo tempo inteligente, com sacadas realmente impressionantes. Além de tudo isso possui a trilha sonora consagrada de John Williams que já havia trabalhado com Spielberg anteriormente e volta para este filme. E não é à toa que é uma das mais famosas trilhas sonoras de todas. Com uma direção impecável de Spielberg e atuações excelentes de Harrison Ford e Sean Connery, "A Última Cruzada" torna-se o melhor filme da franquia "Indiana Jones" e um filme imperdível para amante do cinema.


- Bilbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário