segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Crítica de "A Vida Secreta de Walter Mitty"

Já está nos cinemas a mais nova produção do famoso ator e diretor, Ben Stiller. O filme mostra a história de Walter Mitty (Ben Stiller), um cidadão simples e tímido da cidade de Nova York, que vive em seus sonhos, imaginando um mundo em que ele seria o herói, mas como já foi dito não se passa de sonhos. Ele trabalha na renomada revista Life, mais especificamente na seção de negativos. Em um dia comum, se tem a notícia de que a revista foi comprada e agora só se passará na forma digital, como uma revista online. Então para a a capa de sua ultima edição, foi escolhida uma foto especifica, uma entre outras que foram enviados a Walter por Sean O'Connell (Sean Penn), um famoso fotógrafo que já trabalhou com o protagonista. Então com a ajuda de Cheryl (Kristen Wiig) e as outras fotos enviadas por Sean, Walter parte em uma aventura contra seus medos e vivendo seus sonhos, viajando para os lugares mais inusitados atrás do fotógrafo, com a esperança de que ele ainda esteja coma foto. O roteiro do filme não é dos melhores, mas agrada e entretêm o espectador, proporcionado momentos de tensão e de alegria, que se espalha pela sala de cinema. A direção é do próprio Stiller, que consegue montar um filme inteligente e carismático, que envolve o espectador fortemente, deixando-o cada vez mais apegado com o personagem principal e a trama em que ele se passa. Um fato interessante da direção do filme é que várias vezes, você não sabe se o personagem está sonhando ou vivendo no mundo real, que se torna mais um de vários momentos engraçados do filme. O filme tão proporciona vários momentos divertidos, os alívios cômicos são perfeitamente encaixados com a trama e deixa o filme com um tom muito mais leve.

As atuações no geral são boas, principalmente a de Stiller, que consegue demonstrar inteligência nos atos do personagem, e o fato dele conseguir mostrar as barreiras que ele está quebrando com essas viagens, saindo do mundo de seus sonhos e despertando a chama que há dentro de si. A atuação de Kristen , como o amor de Walter não é muito boa, mas mesmo assim não atrapalha o enredo e passa despercebido. Outra atuação que deve ser lembrada é de Sean, que apresentada poucas cenas no filme, mas nesse pouco tempo ele conseguiu captar o espírito de viver o momento, e de abraçar a ideia de que só se vive uma vez.

Um fator que tornou o filme tão leve e bonito foi sua fotografia e seu efeitos visuais, que ouso dizer que foi um dos melhores que eu já vi, as paisagens são simplesmente espetaculares, mostrando principalmente regiões da Groenlândia e da Indonésia, que são paisagens de se perder o fôlego. A posição da câmera nos momentos em que mostram as paisagens são muito boas, por exemplo quando mostra uma montanha ou um campo, o espectador consegue ver de um ângulo  muito bonito o personagem passando por ele de bicicleta ou skate (transportes muito bem inseridos no filme, passando a ideia de simplicidade). O filme não apresenta efeitos especias relevantes, já que aparecem poucas vezes no filme. A trilha sonora é excelente, utilizando de músicas vivas e alegres, ela anima quem está no cinema. O figurino é bem diverso, pois em certo momento os personagens estão num centro comercial trabalhando e em outra cena estão escalando montanhas com roupas apropriadas para neve, e o figurino nesses momentos foi muito bem explorado.

No fim, o filme procura passar uma mensagem : "Pare de sonhar, comece a viver", mas vai além disso. Com um tom de Forrest Gump ele consegue entreter o espectador de uma forma inusitada e instigante. Junto da evolução de um ótimo personagem e seus momentos de alegria e preocupação, utilizando de paisagens e lugares de se encher os olhos, o filme consegue passar mais do que uma mensagem, passa essa tão citada vontade de viver.


Nota :



                                                                                                                     
                                                                                                                            - Vader




Nenhum comentário:

Postar um comentário