domingo, 1 de dezembro de 2013

"Coração Valente"

"Coração Valente" (em inglês "Braveheart") é um filme estadunidense de guerra do ano de 1995. O filme conta a história de William Wallace (Mel Gibson), um escocês que começa a luta pela liberdade do domínio inglês. O longa acompanha as batalhas pela liberdade e a maioria dos eventos mostrados são reais. O filme também mostra o lado inglês, as estratégias de batalha e as negociações. O roteiro é muito bem encaixado. Tratando-se de um filme com aproximadamente 3 horas de duração, o roteirista teve a habilidade de prender a atenção do espectador durante todo o filme, ao mesmo tempo em que o espectador não se sente entediado. O roteiro trabalha perfeitamente a imagem de William Wallace, um patriota, selvagem e os valores da figura histórica são bem passados. O roteiro acrescenta um lado amoroso ao herói para deixar o filme mais dinâmico, porém essa é uma das únicas coisas que omitem a verdade sobre o homem. Mesmo não sendo verídicos, esses relacionamentos são profundos e os personagens possuem um apego um com o outro que é evidente. As batalhas não foram muito longas, e isso é uma ótima sacada do roteiro, pois isso impede do filme tornar-se cansativo e repetitivo.
O elenco do longa possui uma ótima atuação. Combinado com um ótimo figurino que transmite a ideia de terra medieval, os atores passam uma realidade impressionante. Até parece que eles realmente estão na Idade Média. Além da semelhança, alguns atores brilham no desenvolvimento. Mel Gibson no papel de protagonista dá o desenvolvimento perfeito para o seu personagem. Ele dá a ideia de herói nas horas necessárias, de patriota nas horas necessárias e ao mesmo tempo, ele dá a impressão de que William Wallace apesar de tudo tinha seus valores. Como não esquecer o famoso discurso? "Eles podem tirar nossas vidas, mas eles não podem tirar a nossa liberdade" Na minha opinião esse é um dos melhores discursos da história do cinema (junto é claro, com o do rei Theoden de "O Senhor dos Anéis"). Outro ator que teve uma ótima desenvoltura foi Patrick McGoohan no papel do Rei Eduardo I. Ele passa a imagem do defensor do reino que usa de qualquer artifício para o bem de seu reino.
A direção é de Mel Gibson. Ele surpreendeu. Muitos achavam que ele era apenas um ator de ação, mas esse filme mostra que a coisa não é bem assim. Ele usa de ângulos lindos para demosntrar tal situação e a movimentação das câmeras nos campos de batalha é inteligentíssima, pois a imagem mostra os escoceses raivosos indo em direção aos ingleses, mas às vezes também foca nos ingleses, mostrando que a Inglaterra não é tão covarde assim. Mesmo tratando-se de um filme de guerra, Mel Gibson preza pelos diálogos que ajudam a fortalecer a identificação com os personagens.
Os efeitos especiais não são muitos, mas cumprem seu papel. A fotografia do longa é belíssima, os campos verdes da Escócia são retratados com fidelidade. As mortes também são realistas, não parece que foi filmado, pois as pessoas não morrem com sangue jorrando ou coisa parecida. A maquiagem do longa é excelente. Isso é realmente notado quando William Wallace usa a maquiagem na hora da batalha. Os efeitos de fogo, água e as espadas atravessando cavalos e pessoas também são realistas, à medida do possível.
Como já disse, o filme não é entediante e isso torna-o muito divertido. O longa é emocionante e a história é inspiradora. Os personagens são bem desenvolvidos e é um filme para se ver muitas vezes ao longo da vida. Já que você tem a liberdade que William Wallace o ajudou a conquistar, o que está esperando para ver "Coração Valente"?

                                                                                                               - Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário