quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

10 anos de "O Retorno do Rei"

É pessoal, estamos ficando velhos. Neste mês de dezembro, o último capítulo da trilogia cinematográfica "O Senhor dos Anéis", completa uma década. Isso mesmo. O longa (bota longa nisso) dirigido por Peter Jackson, trouxe ao cinema não só uma enorme quantidade de avanços técnicos - grandes exércitos como nunca antes vistos nas telonas e o Gollum - , mas também avanços narrativos, pois não é fácil adaptar aquele tijolo tão respeitado e admirado escrito por J.R.R. Tolkien para os cinemas. Em homenagem à esse épico que marcou e deu o tom para esse novo milênio de cinema, o Skybaggins fez um breve artigo com algumas curiosidades sobre o filme.

  1. O membro mais alto do elenco que fazia parte da Sociedade do Anel era John Rhys-Davies, o Gimli. Isso mesmo! O anão era o maior ator. Créditos para a equipe de efeitos práticos e técnicos!
  2. O filme abriria com a cena da morte de Saruman (Christopher Lee), mas Peter Jackson resolveu tirar esta cena por causa do ritmo do longa. O ator Christopher Lee não gostou tanto desta atitude.
  3. O filme arrecadou no total 1.11 bilhões de dólares e chegou a se posicionar em segundo lugar na lista das maiores bilheterias de todos os tempos, apenas atrás de "Titanic". Hoje em dia, o longa ocupa a sétima posição na lista, atrás de "Avatar", "Titanic", "Os Vingadores", "Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2", "Homem de Ferro 3" e "Transformers - O Lado Oculto da Lua".
  4. Este é o maior filme da trilogia em termos de duração, com 201 minutos. Mas a versão estendida do diretor não tem nada mais, nada menos que 4 horas e 10 minutos!
  5. A cena da Laracna - a aranha gigante - pertence ao segundo livro originalmente, "As Duas Torres".
  6. "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" ganhou o total de 11 oscars em 11 indicações. Filme, direção, roteiro adaptado, efeitos visuais, direção de arte, edição, figurino, maquiagem, mixagem de som, trilha sonora e canção original. Além disso, teve 5 vitórias no BAFTA awards, 4 no Globo de Ouro, 2 no Grammy e 2 no MTV Movie Awards. O terceiro capítulo da franquia foi o único longa de fantasia que ganhou oscar de melhor filme!
  7. Considerado por muitos o melhor filme da franquia e um dos melhores da história do cinema, o terceiro capítulo foi tão difícil e trabalhoso que Peter Jackson o entregou para o estúdio menos de uma semana antes do prazo e ainda sem tê-lo assistido por completo. Que risco hein?
Então essas foram algumas curiosidades dessa grande produção. Se você sabe de mais alguma comente aqui embaixo. Confira aqui a nossa crítica de "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei". Agora é esperar para "O Hobbit - A Desolação de Smaug" e ficar na expectativa de que daqui a dez anos (se um grande olho não dominar o mundo), tenha um artigo sobre a nova trilogia da Terra-Média.


- Bilbo



Nenhum comentário:

Postar um comentário