segunda-feira, 11 de novembro de 2013

"Golpe de Mestre"

"Golpe de Mestre" (em inglês "The Sting") é um filme estadunidense do gênero comédia do ano de 1973. Dirigido por George Roy Hill, a trama começa com Johnny Hooker (Robert Redford) e Luther Coleman (Robert Earl Jones) assaltando um homem que passava na rua. Eles não sabiam porém que este homem trabalhava para um grande banqueiro chamado Doyle Lonnegan (Robert Shaw). O banqueiro manda capangas atrás dos assaltantes, porém Johnny consegue escapar. Luther, no entanto, não escapa e isso ocasiona sua morte. Agora, Johnny se afilia a um homem chamado Henry Gondorff (Paul Newman) e ambos arquitetam um plano para roubar todo o dinheiro do banqueiro e Johnny aplicar assim sua vingança. O roteiro é feito David Ward e tudo é meticulosamente pensado. A trama possui um desenrolar surpreendente, do início ao fim. Os personagens são bem desenvolvidos, cada um tem sua própria personalidade e seu modo de agir. Desse modo, cada personagem se apega a um tipo de público. Mesmo tratando-se de um filme de comédia, o longa não é pastelão. As circunstâncias são cômicas e alguns diálogos fluem de uma forma divertida. Mas não existem piadas forçadas ou personagens criados apenas com a finalidade de dar alívios cômicos. O roteiro é bem construído e é necessário um pouco de atenção para compreende-lo.
O elenco é recheado de belas atuações. A mais marcante é de Paul Newman. Ele dá uma vivência ao seu personagem, como nenhum outro ator do longa tinha feito. As situações cômicas, os planos arquitetados, tudo é bem passado pelo ator. Robert Redford, numa das primeiras atuações de peso da carreira, também leva seu personagem de uma forma tranquila. Ele não é nenhum destaque, mas sua força de vontade é perceptível.
A direção de George Roy Hill é bem feita. O posicionamento da câmera foca bem nas reações dos atores e o corte de uma cena para a outra é feita duma forma cômica. Cada corte é feito duma forma diferente e isso torna o filme muito dinâmico.
Os efeitos especiais não são muito notados. Porém, existem algumas cenas de perseguição em que a fotografia acompanha bem mesclando objetos dos cenários com a movimentação dos atores. Além disso, os sangues falsos parecem verdadeiros e todo o figurino é bem feito. Como o ambiente do filme passa-se na década de 1930, a ambientação e o cenário do longa são belíssimos. A impressão que dá é que o filme foi filmado naquela época de tamanha realidade que é o cenário e o figurino.
A diversão do filme é notável e esse é o seu diferencial. É um filme que pode ser visto com a família toda e é reconhecido pela Academia do Oscar (ao todo são 7 prêmios dentre eles de melhor filme). Existem momentos de risadas, de apreensão e existem momentos em que o espectador torce pelos protagonistas. Isso é o resultado duma bela atuação de Redford e de Newman.
 Um filme que inova no seu roteiro por tratar-se de uma comédia que possui um mistério no roteiro e  que possui uma direção impecável, tornando-se assim um ótimo entretenimento. É imperdível para amantes de cinema e para aqueles que querem se divertir com filmes clássicos.

                                                                                                                       - Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário