domingo, 3 de novembro de 2013

"E.T. - O Extraterrestre"

"E.T - O Extraterrestre" é uma ficção científica americana feita em 1982. Dirigido por Steven Spielberg, a trama acompanha E.T., um extraterrestre que é "deixado para trás" na Terra e é encontrado por um simpático garoto chamado Elliot (Henry Thomas). Eles começam então uma forte amizade e passam por altas aventuras juntos, enquanto E.T. procura uma forma de construir um telefone para enviar um chamado pra casa.
O roteiro é muito bem dividido. Existem as cenas engraçadas, as cenas dramáticas e as cenas de ação. Todas são muito bem separadas, ou seja, a emoção que cada cena passa não é interferida ou cortada pela próxima cena. Esse é um grande mérito do longa. Além de contar uma história original (até então), o roteiro consegue fazer uma ótima construção de personagens. O E.T. tem uma ótima construção de personalidade e o público realmente se apega a ele. Além do E.T., o garoto Elliot tem uma boa construção, porque o público entende pelo que ele está passando e começa a torcer pela amizade dos protagonistas.
A direção de Steven Spielberg tem o mesmo ritmo de outros sucessos próprios de ficção científica (como "Encontros Imediatos de 3° Grau" ou "De Volta para o Futuro"). A câmera é muito bem manipulada e as tomadas usadas são as melhores a serem tomadas. Os efeitos especiais do longa são bem desenvolvidos. Feitos pela Lucasfilms (a produtora de George Lucas, diretor de "Star Wars"), os efeitos passam a beleza que Spielberg deseja demonstrar. Como não esquecer a cena em que Elliot e E.T. estão voando na bicicleta? A maquiagem usada no E.T. também foi bem feita. Os traços do personagem são bem elaborados e consegue passar (o mínimo) de realidade.
O elenco do filme é composto principalmente por crianças. Mas não pense que elas tornam o filme bobo, com atuações forçadas. Henry Thomas no papel de Elliot é simplesmente sensacional. Ele passa a sensação de que realmente vivenciou aquela situação. Seu choro de emoção e sua preocupação com o E.T. são muito bem passados ao espectador, que imediatamente se identifica com o personagem.
A trilha sonora sempre será lembrada. Composta pelo mestre John Willians ("Star Wars", "Indiana Jones"), possui tons inesquecíveis. A trilha entra nos momentos propícios, sempre visando passar a emoção da cena. O que também acho interessante no filme são as referências à "Star Wars". Existem duas cenas em que isso é notado. A primeira é na que Elliot apresenta seus bonecos ao E.T. Dentre os bonecos, está Boba Feet (famoso mercenário do filme de Geroge Lucas). Na outra cena (onde a referência é mais visível) aparece uma criança fantasiada de mestre Yoda. Essas cenas mostram que Spielberg não tem a pretensão de ser a melhor ficção científica de todos os tempos, mas sim divertir o público e mostrar que existem obras (além das dele) que merecem ser admiradas. E ele consegue divertir o público e passar uma mensagem de humildade.
O filme é emocionante. Mesmo tratando-se de uma ficção científica, o longa consegue desenvolver relações fortes e que ao serem rompidas passam emoção. "E.T. - O Extraterrestre" é uma mistura de uma boa ficção científica e um bom drama. Com seus personagens caricatos e roteiro bem amarrado, Steven Spielberg promove um filme inesquecível.

                                                                                                                       - Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário