sábado, 30 de novembro de 2013

Crítica de "Trem Noturno para Lisboa"

Mais uma adaptação chega aos cinemas brasileiros. Dessa vez, o filme é uma adaptação do romance do suíço Pascal Mercier. Na história, Raimund Gregorius (Jeremy Irons) é um professor suíço que um dia, em seu trajeto para o trabalho, depara-se com uma mulher prestes a se suicidar. Ele a salva, mas a mulher vai embora e deixa apenas um casaco. Raimund encontra neste casaco uma passagem para Lisboa e um livro. O livro conta a história de Amadeu (Jack Huston), um médico português participante da Resistência. O professor suíço fica fascinado com essa história e procura pela cidade inteira de Lisboa detalhes da vida de Amadeu. O roteiro é dividido em dois núcleos. Um núcleo é o que acompanha Raimund e suas descobertas e o outro é do próprio Amadeu. O núcleo do Amadeu eu acho mais interessante, pois a história dele se desenvolve partindo de diferentes pontos de vistas, mas se encaixando perfeitamente no final. O espectador sempre fica curioso para saber como tal fato ocorreu sob o ponto de vista de algum personagem, e isso é muito bem explorado. O núcleo que acompanha Raimund é totalmente descartável. Parece que a única função dele foi dar um gancho para a contação da história de Amadeu. Os personagens da história de Amadeu são bem desenvolvidos, suas características são transmitidas com o tempo certo e o relacionamento deles entre si possuem um bom nível de profundidade. Os personagens da história de Raimund porém são um pouco superficiais. O próprio suíço não tem um desenvolvimento tão caprichado e suas atitudes fazem com que nos perguntamos: Será que só por um livro, um homem deixaria tudo que conhece para conhecer a história do autor? Além disso, uma mulher foi introduzida na trama somente para apresentar-se como o par romântico do protagonista (claramente uma personagem descartável).
A direção é do dinamarquês Bille August. Os cortes do filme são bons, mas poderiam ter sido feitos de uma forma menos evidente. Percebe-se imediatamente o corte de uma cena para outra, enquanto em filmes do Woody Allen por exemplo, os cortes são tão nítidos que tem que se prestar muita atenção para percebê-los imediatamente. O diretor usufrui dos pontos turísticos da cidade de Lisboa como um ótimo cenário para o desenrolar da história. Ele usa de rios, igrejas e partes históricas da cidade para contracenar com os personagens do longa.
O elenco é razoável. Jeremy Irons no papel principal demonstra esforço, mas não convence. Sua atuação não é horrível, mas deixa a desejar. Jack Huston no papel de Amadeu tem uma atuação brilhante. Ele passa de uma forma sensacional, os ideais pelo qual o personagem defende e, ao mesmo tempo, dá a sua própria versão para as características pessoais do personagem, mostrando-se assim um ator forte (e novo). Os outros atores atuam de formas distinitas, enquanto uns possuem um bom desenvolvimento, outros passam a imagem de atores fracos, "sem sal". Uma coisa que particularmente gostei bastante é que o ator Cristopher Lee (Saruman em "O Senhor dos Anéis") teve uma participação especial interpretando um padre. Durante essa cena, percebemos a versatilidade do ator, passando de um mago que se afilia a uma entidade capaz de destruir a Terra-Média a um padre que se afilia a uma força superior do Bem.
O filme não possui efeitos especiais e computatorizados, mas a fotografia faz a sua parte. Ela usa da ambientação duma cidade linda como Lisboa para assim desenvolver situações e personagens através da imagem. A ambientação é bem dinâmica e os espaços do cenário são bem preenchidos. A trilha sonora é suave, mas ao mesmo tempo passa uma identificação com os personagens da Resistência.
O filme trata-se de um drama, mas não chega a emocionar. O roteiro consegue deixar o público curioso, mas nada que emocione. O tempo de filme foi o ideal, pois se fosse mais longo tornaria-se chato, afinal o longa trata-se de diálogos e lembranças. Um filme estrangeiro que possui um roteiro com uma parte excelente e outra dispensável.

Nota:


                                                                                                                 - Demolidor


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário