sábado, 16 de novembro de 2013

Crítica de "Jogos Vorazes - Em Chamas"

O novo filme da franquia "Jogos Vorazes" chega aos cinemas brasileiros (antes da Europa e dos EUA). Baseado na segunda obra de Suzanne Collins, a história acompanha Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) que é convocada a participar novamente dos Jogos Vorazes. Ela precisa lutar pela sua sobrevivência, mas também possui interesses amorosos em Peeta (Josh Hutcherson) e Gale (Liam Hemsworth). Mas desta vez, os jogos estão diferentes. Particularmente nesse ano, os tributos campeões precisam voltar a arena. Ao mesmo tempo, uma revolução conspiradora acontece no país. O roteiro começa bem, e depois piora. Na parte fora da arena, onde a política e as relações são exploradas, o roteiro se mostra coerente, com diálogos inteligentes e desenvolvimento dos personagens feito de uma forma que o público se apega aos ideais. Porém a partir da arena, o filme se torna um pouco confuso e o final deixa a desejar. Mas o filme provoca diferentes emoções ao público, com cenas marcantes.
A direção do filme é boa, o diretor faz tomadas inteligentes (principalmente na arena), além de melhorar os efeitos. A fotografia é bem usada e bonita (mesmo não necessitando o 3D).
Os atores possuem boas atuações. Eles demonstram presença e passam a emoção necessária para cada situação. Mostram que a nova geração de atores não está para brincadeira.
Os efeitos especiais não são ótimos, mas superam os do primeiro filme. O visual da Capital foi bem explorado, parecido com qualquer cidade utópica de ficção científica. Os efeitos de fogo não são realistas, mas evoluem partindo do primeiro filme . Os outros efeitos, como de água e animais são um pouco realistas, mas ainda podem ser melhorados.
O filme consegue provocar diversas emoções como raiva, esperança e tristeza. Porém, o roteiro se perde um pouco e ao fazê-lo, confunde o ideal revolucionário. A relação dos personagens no livro é profunda e Katniss sempre fica em dúvida em relação ao amor. No filme porém, Katniss não tem dúvida e as relações são mais superficiais. Outros personagens porém são bem desenvolvidos como o Finnick e também existe uma cena marcante no Distrito 11, logo no ínicio do filme. A cena ocorre durante a turnê de Peeta e Katniss e é realmente marcante. Mas parece que o filme teve a finalidade de introduzir um climax épico para o desenrolar da história, desaproveitando dos bons atributos da obra de Collins. Analisando como um filme, "Jogos Vorazes - Em Chamas" mescla com um roteiro surpreendente e com alguns personagens bem desenvolvidos e outros não.


Nota : 


                                               
                                                                                                                             
                                                                                                                             -Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário