segunda-feira, 28 de outubro de 2013

"Psicose"

"Psicose" é um filme de suspense americano de 1960. Dirigido pelo mestre Alfred Hitchcock, o filme acompanha uma mulher chamada Janet Leigh (Marion Crane) que rouba dinheiro de seu patrão e foge. Ela chega ao hotel de Norman Bates (Anthony Perkins) no meio da estrada e lá coisas estranhas começam a acontecer.
O roteiro (supervisionado pelo diretor) possui bons encaixes. Ele consegue mudar de protagonista de uma hora para a outra, o filme começa concentrado em Janet e do meio pra frente o personagem principal é o Norman. A construção de ambos os personagens foi criativa e o ambiente em que o longa se passa é propício a alguns sustos. O filme não dá medo, mas ele provoca uma tensão que acompanha o espectador durante toda a história.
A direção de Alfred Hitchcock é impecável. Para ilustrar sua direção, vamos tomar o exemplo da cena famosa da Janet no banho e alguém subitamente aparece e a esfaqueia. Para filmar somente essa cena, Hitchcock precisou de uma semana e ela foi gravada em mais de 70 ângulos. Além dessa cena, Hitchcock inova em posições de câmera e foco da imagem. É esse trabalho paciente e a prova de erros que tornam o diretor um dos maiores da história, com filmes considerados os melhores do gênero ("Um Corpo que Cai", "Os Pássaros", "Psicose"...).
O elenco (mesmo não sendo famoso até então) possui boas atuações. Anthony Perkins interpreta bem verdadeiramente os problemas psicológicos de seu personagem e ainda passa uma imagem de galã. Janet também atua bem, mas sua atuação não vai muito além do esperado. Ela não foi nada de mais, porém isso de forma alguma prejudica o longa. Os outros atores coadjuvantes foram razoáveis. Não tem como avaliar muito, pois eles aparecem em poucas cenas.
O filme é rodado em preto e branco, mas o cenário acrescenta ao desenrolar da história. No hotel (onde grande parte do roteiro se desenvolve) a fotografia capta bem a composição dos quartos e a casa "sinistra" onde Norman Bates mora. Tudo isso deve-se ao diretor que trabalhou duro para dar um belo trabalho.
O filme é tenso. Não chega a dar medo, mas alguns sustos acontecem. Para esses sustos acontecerem, a trilha sonora foi muito bem usada. Como não esquecer da famosa musiquinha aterrorizante? Mesmo tratando-se de um thriller, o longa foca na construção da história. Um bom enredo e uma direção exemplar de Hitchcock tornam "Psicose" um excelente filme, considerado um dos melhores da história.
                                                                                                                             - Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário