quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Crítica de "Rota de Fuga"

Schwarzenegger e Stallone novamente juntos num longa! Dirigido por Mikael Hafström, "Rota de Fuga" é um misto de suspense e ação. Na história, Ryan Breslin (Sylvester Stallone) possui o trabalho de entrar em prisões de segurança máxima e detectar as possíveis brechas para uma fuga. Porém num desses trabalhos ele entra numa armação e acaba sendo preso de verdade numa prisão projetada sem as falhas que ele já identificou. Dentro desse presídio, ele encontra um detento interpretado por Arnold Schwarzenegger, e ambos precisam se unir para bolar um plano e conseguir fugir da prisão.
O roteiro é bastante detalhista, todos os planos de fuga são incrivelmente arquitetados e possuem uma coerência com a ciência que torna esses planos bastante realistas. Mesmo sendo um filme com dois astros de filmes de ação acostumados com muitos tiros (como em "Os Mercenários", onde eles trabalharam juntos), o longa desenvolve mais as estratégias do que a ação propriamente dita. Logicamente que existem cenas de tiros (que na minha opinião não acrescentaram em nada, só pioraram) para os dois não passarem despercebidos. Mas, felizmente o filme todo não foi assim. Mesmo que essa história de fuga de prisão seja muito comum, as circunstâncias em que essa foi apresentada, não me lembram nenhuma obra já feita. Isso significa originalidade num gênero comum.
A direção foca mais nas expressões dos protagonistas, mas eu percebi duas cenas em que a câmera de distancia do foco nos personagens e abrange, por exemplo, toda a prisão. Isso dá uma ideia de grandiosidade e ressalta a genialidade do personagem que precisa fugir dum lugar tão complexo como aquele.
O elenco dispensa comentários. Os dois "coroas" estão excelentes em seus papéis, como sempre. O elenco coadjuvante também é bom. O vilão é bem paranoico e o ator consegue expressar isso por meio de olhares e de tiques nervosos. O elenco também possui o rapper 50 Cent. Este não foi muito importante para a história, ele foi mais uma participação especial.
A fotografia do longa é bem trabalhada e consegue explorar o ambiente da prisão com inteligência. Não tiveram muitos efeitos especiais, porém os efeitos de explosão que existiram "deram pro gasto" e foram realistas. A trilha sonora é constante - está presente em praticamente todo o filme - mas não é nada marcante.
O filme é tenso e as estratégias bem pensadas maravilham pela suposta simplicidade de uma fuga da prisão. O filme não é muito violento, então não há problemas para nenhuma faixa etária e algumas sacadas até propõe um divertimento. Stallone e Schwarzenegger saindo do foco dos filmes de ação oitentistas para trabalharem num belo roteiro de fuga de prisão.


Nota: 


                                                                                                                         - Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário