terça-feira, 22 de outubro de 2013

Crítica de "Os Suspeitos"

Um novo suspense americano que encanta o público. "Os Suspeitos" dirigido por Denis Villenueve, começa a sua história com um sequestro de duas garotinhas. A partir de então, o longa acompanha o pai de uma delas, chamado Keller Dover (Hugh Jackman) que faz de tudo para descobrir onde sua filha está e para isso até muda seu comportamento, e o detetive Loki (Jake Gyllenhaal) que é conhecido por nunca ter perdido um caso e que precisa estabelecer as conexões para desvendar o crime.
O roteiro do longa é sensacional. Mesmo tratando-se de um filme de suspense, onde os sustos são recorrentes, o filme não perde tempo com isso e foca-se na história a ser contada. E para o filme possuir uma boa história, ele precisa de um bom roteiro. O roteiro (como já disse que é sensacional) liga os fatos de uma forma brilhante, desde um detalhe que o público pensa ser insignificante até o ponto primordial da história (que é o sequestro das meninas). O roteiro também consegue desenvolver dois personagens em seus extremos, o pai e o detetive, além de criar um ambiente em torno do sequestro e deixar o expectador curioso para o desenrolar da história (o que só viria nos 30 minutos finais).
Na direção, Villenueve acerta a mão em seu primeiro filme de expressão. As tomadas são inteligentes, lógico que alguns erros acontecem, onde a câmera seria melhor colocada se estivesse em tal posição ou em outra, contudo essas decisões não atrapalham o desenrolar dos acontecimentos.
O elenco para os protagonistas foi bem escolhido. Hugh Jackman demonstrou habilidade ao sair de uma fera animal como o Wolwerine para tornar-se um pai que faria tudo para recuperar sua filha. Ele consegue demonstrar as fraquezas psicológicas do personagem, além de conseguir demonstrar realidade em seus atos desesperados. Jake Gyllenhaal também consegue ir bem. O seu personagem (o "mocinho" da história) é aquele típico tira americano, porém Jake acrescenta ao personagem entusiasmo e também demonstra que mesmo um policial, fica nervoso no trabalho às vezes. O resto do elenco é regular, pois não são exigidas a eles muitas cenas sozinhas (praticamente no filme todo Hugh ou Jake estão presentes).
Os efeitos visuais não são reparados. Como o filme passa-se (na maior parte) em cenários pequenos, a fotografia não é bonita, tampouco reparada. Não existem efeitos especiais, tratando-se de um filme "realista". O figurino é composto por roupas "comuns", nada de excêntrico ou caricato. Para falar a verdade só fui reparar nos efeitos para fazer a crítica. Isso é uma coisa boa, pois assim demonstra que o longa não precisou de efeitos para construir uma boa experiência ao público.
O filme apresenta uma história envolvente com personagens fortes. Estes são fatores que tornam o expectador entretido do início ao fim, esperando sempre para a próxima cena e nem sentindo o tempo passar. É impossível passar o filme inteiro sem estar prestando totalmente atenção, e acontecem coisas inimagináveis (do início ao fim). Um filme imperdível! "Os Suspeitos" apresenta uma história surpreendente, com personagens cativantes e torna-se por esses fatores, um dos melhores filmes do ano.

Nota: 




                                                                                                   - Demolidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário